segunda-feira, 23 de julho de 2012

AS ARTES


No livro História do Mundo Feudal II/2 no capitulo VII: As artes, escrito por Mario Curtis Giordani tem como foco retrata as artes que se formaram durante a Idade Média e suas características. Para ele as artes levam com excelência rapidamente até a qualquer lugar, e sem duvida podemos afirmar que neste caso a arte monumental é mais rica em detalhes, e informações mais precisas sobre o período da Idade Média.
A arte românica emergiu durante os séculos XI e XII. Porém é importante acentuar que essas obras que foram produzidas nesse período não eram denominadas arte românica nos séculos que foram citados. Entre todos os países que construirão esse tipo de arte percebe-se que a distinções em relação a sua estrutura, como por exemplo: a França e a Itália. Podemos encontrar entre dezesseis a dezessete tipos de distinções.Este arte trás consigo a expansão do cristianismo, elas exaltam Deus em toda sua formosura, onipotência, onipresença e onisciência.  Grandes construções, grandes como a superioridade, e eram tão solidas quanto a sua autoridade.A arte românica recebia bastante influencia dos povos orientais e bizantinos, de construções clássicas dos romanos e do novo mundo que surgia no século XI. Ente suas características mais importantes estava à originalidade, pois a arte românica não apenas foi influenciada, mas foi também modificadora ao contexto social atual. Por esse motivo que possuía características diferentes em todos os países.Em Lombardia a influencia vinha do oriente da França pela presença de eclesiástico e da Alemanha pela proximidade. As características principais que podemos destacar são a abobada de arestas, os pilares compostos, os contrafortes e a alternância de elementos fortes e fracos. Na toscana encontramos conservadorismo e um pouco de inovação juntos. Um exemplo de arquitetura românica nessa região é a torre de pisa. Borgonha obteve uma influencia de um grande domínio, Borgonha, Franco-Condado, Suíça Romana, e Lionês. La temos a Igreja abacial de Cluny, igreja de Paray-de-Monial, que se referem a arte românica.A escultura medieval existe para a arquitetura, por que ela é produzida antes para a arquitetura. Essas esculturas tinham como objetivo embelezar as igrejas, e obtinha êxito. Fazia surgir aos olhos, os enredos que a bíblia trazia, e materializava os seres que nela apareciam. Uma característica bastante forte da arquitetura é o irrealismo, pois, as obras quase sempre tomavam proporções diferentes do que era real.A forma que mais influenciou a expansão das esculturas românicas foi a peregrinação. Aos poucos a arte românica foi aumentando o seu território, sem podermos confirmar ao certo quando foi seu nascimento.A pintura românica abrangeu uma enorme área, tanto no lado profano, quanto no lado sagrado. Frequentemente encontrava-se a pintura românica nas igrejas. A pintura românica tinha duas tendências, eram elas a arte oficial e a arte popular. Tinha uma influencia oriental e da síria expressão em suas características: rígida, rebuscada, espontânea, e movimento.Mas tarde surge a arte gótica, em seu processo lento, este surge com formas de pensar e de interpretar os espaços de forma divergente a arte românica. Enquanto a arte românica denota passividade, e diversidade a arte gótica denota dinâmica e homogeneidade. O gótico viria a surge justamente por uma necessidade politica, econômica, social e ideologia. Enfraquecendo a arte românica.A arte gótica nasceu nas cidades e podemos afirma sua origem na Ilha-de-França, e influencia bastante a arte na religião, e sua principal característica é o arco de ogiva. Uma das igrejas que pode representar bem o apogeu da arte gótica é a catedral de Chartres. Seus vitrais criavam um ambiente com pouca luminosidade, mas de tons diferentes, criando um sentimento diferente, podemos até afirmar que seria como se não estivesse mais na terra.Todo o processo de transformações da arte românica à arte gótica ficou conhecido como “época das estatuas colunas”. As esculturas como todas as outras artes surgem em um lugar e depois vem sofrer influencia do local de sua criação, se transformando de modo a se adaptar ao local e as suas concepções. Podemos resumir a definição das esculturas góticas em: natural, pois buscava reproduzir a realidade com fidelidade; dinâmica, que tinha o objetivo de ensinar, principalmente no lado religioso; tranquila, trazendo Cristo primeiramente e depois Maria como a imagem principal, não mais aquela imagem do Deus punitivo, mas sim de um Jesus amoroso; abundancia; e finalmente de clareza, porque a beleza só tinha um caminho, a ordem. Como exemplo do apogeu das esculturas góticas, podemos citar duas catedrais a de Amies e de Reims.Segundo o autor as mais belas pinturas a encontradas são a dos vitrais, discurso plausível, pois além da beleza que possuem, existe ainda outro aspecto que já foi até citado que é o da sensação que produz transformando os raios do sol que passam por elas, criando tonalidades diferentes pelo fato de serem produzidas com pedaços de vidros coloridos.As pinturas das tapeçarias também possuíam uma beleza espetacular, essas peças inspiravam até mesmo obras literárias profanas.Ao falarmos de Idade Média e de arte, pensamos logo em arte religiosa, mas existia o outro lado: a arquitetura do campo profano. Encontradas principalmente nos edifícios públicos, residências, fortalezas, castelos.As cidades se fundavam em locais que fossem apropriados para proteção alimentação e abastecimento de água. No centro sempre tinha uma igreja e ao seu lado tinha uma praça que era o ponto comercial. Tinham as cidades: lineares, cruciais, nucleares. As cidades normalmente recebiam seus nomes por alguma característica que possuíam.Na musica não podíamos deixar de citar o canto gregoriano que só veio se definir em 1200, que foi a fonte em que bebeu tanto os cristões como a musica ocidental. A Idade Média contribuiu com três invenções, os tropos, a polifonia e a notação neumatica. Este capitulo é muito interessante e instrutivo, porém possui uma leitura bastante cansativa em relação aos detalhes em demasiado que possui. Ele proporciona uma viagem à arte da Idade Média, e nos permite conhecer as características peculiares. 

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